SulAmérica

Relações com Investidores

Últimas Atualizações
    Menu

    Stakeholders e Materialidade

    [SULA171/GRI 102-46, SULA 172 e SULA 173/GRI 103-1]

    O primeiro mapeamento de públicos estratégicos da Companhia foi realizado em 2009 e vem sendo revisado quando necessário. Em 2012, durante o processo de revisão da estratégia de sustentabilidade, realizou-se um processo de discussão interna com a alta liderança, seguido da definição de aspectos prioritários para a SulAmérica junto a representantes dos principais stakeholders externos – corretores, clientes, órgãos reguladores, investidores, acionistas e prestadores de serviços. Com isso, a Companhia conseguiu obter informações mais qualitativas e importantes para sua estratégia de sustentabilidade e instituiu publicamente seus cinco temas estratégicos de sustentabilidade, todos considerados relevantes com seus limites de atuação e impactos dentro e fora da organização, conforme apresentado na Matriz de Materialidade a seguir. Desde então, não houve alterações significativas nesta matriz, sendo validada anualmente pelos executivos.

    Matriz de Materialidade

     [SULA12/GRI 102-47, SULA 13/GRI 102-42 e 102-43, SULA 14/GRI 102-44]

    Engajamento de Stakeholders  

    [SULA 13/GRI 102-40, 102-42 e 102-43, SULA 14/GRI 102-44]

    Em 2014, foi realizado um estudo diagnóstico das práticas de engajamento de stakeholders da Companhia. Utilizando a Norma AA 1000 Stakeholder Engagement Standards (SES), da AccountAbility, a SulAmérica identificou seus principais públicos de interesse, as formas de interação da empresa com esses públicos e seus riscos e oportunidades. Nesse processo a Companhia aprovou a Política de Engajamento de Stakeholders, na qual apresenta a abordagem adotada pela organização para envolver seus públicos e o limite dessas interações. Além disso,  priorizou os stakeholders com os quais desenvolve ações  focadas de engajamento: corretores, colaboradores, prestadores de serviços e clientes. Em 2019, não houve mudança nesse mapa de stakeholders e oficializamos algumas ações que descrevemos mais abaixo.

    [SULA 13/GRI G102-40]

    Mapa de Stakeholders – SulAmérica

    Iniciativas para Engajamento de Stakeholders

    Atualmente, a Companhia utiliza processos e canais de relacionamento já estabelecidos para entender as expectativas e demandas de seus stakeholders e, sempre que viável e possível, incorpora planos de ação em seu ciclo de planejamento e gestão.

    PRA Corretores

    O Programa de Reconhecimento ao Corretor da SulAmérica, conhecido como PRA Corretor, é baseado em cinco pilares do programa: Atendimento, Suporte à Estratégia, Infraestrutura, Sustentação e Incentivo. A SulAmérica oferece, ainda, programas de incentivo por produto, por meio dos quais os corretores podem, de acordo com desempenho e gestão de carteira, concorrer a comissionamento adicional. O objetivo é apoiar a atuação dos corretores, capacitando-os para trabalhar com as diversas soluções de produtos e serviços, para diferentes momentos da vida dos nossos clientes.

    Corretor Nova Geração

    Pensando no futuro, a SulAmérica criou o programa Corretor Nova Geração, um programa de sucessão orientado para a capacitação de filhos de corretores, que ocorre semestralmente, com o objetivo de despertar interesse para uma visão ampliada do mercado de seguros, incentivando a troca de conhecimentos entre os participantes e profissionais da seguradora. Além de possibilitar a oportunidade de ver de perto como funciona uma seguradora, o programa contribui para reforçar a parceria de negócios que já existe através dos pais e passa também a existir através dos filhos de corretores, cultivando o relacionamento de longo prazo, traço característico da relação entre a SulAmérica e os corretores de seguros. Através de palestras sobre produtos, técnicas de vendas, liderança e sucessão, Sustentabilidade, e também dinâmicas e atividades orientadas, a nova geração de corretores apresenta sugestões e críticas que auxiliam na melhoria dos produtos, serviços e processos da Companhia.

    Pesquisa de Engajamento de Colaboradores

    A SulAmérica possui no seu posicionamento estratégico, um pilar de cultura organizacional. Nesse pilar, são contemplados um conjunto de projetos e ações de desenvolvimento do capital humano que apoia a Companhia para garantir a sustentabilidade do negócio. A consistência dessas ações está refletida na pesquisa de engajamento, realizada anualmente, que em 2019 alcançou uma adesão de 92% do quadro de funcionários e um índice de favorabilidade de 80%.

    Programa SulAmérica Saúde Ativa

    O Programa SulAmérica Saúde Ativa é um conjunto de iniciativas contínuas focadas na gestão integrada da saúde, que atua desde segurados saudáveis até casos mais complexos.

    Com ações de promoção à saúde, bem-estar, prevenção de doenças e seus agravos, ele auxilia as empresas a cuidarem do bem mais precioso que possuem: as pessoas.

    As iniciativas são implantadas de acordo com as necessidades do segurado e a maturidade da empresa em gestão de saúde e bem-estar. Tudo isso alinhado à expertise do Saúde Ativa – referência no desenvolvimento e implantação de estratégias sustentáveis em saúde.

    Fornecedores

    A Companhia estimula seus fornecedores a adotarem um modelo de gestão ambiental e socialmente responsável. Para isso, durante o processo de compras e contratações, todos os potenciais fornecedores são submetidos a uma avaliação na qual são incluídos critérios de sustentabilidade. Nos casos de fornecedores com avaliação socioambiental abaixo da esperada, a Companhia os orienta quanto a necessidade de evolução e os incentiva a adotar iniciativas alinhadas às melhores práticas.

    Última atualização: 14 julho, 2020

    Fechar