SulAmérica

Relações com Investidores

Últimas Atualizações
    Menu

    Administração

    Administração

    Conselho de Administração, Diretoria e Comitês de Assessoramento

    A estrutura administrativa da Companhia é composta pelo Conselho de Administração e pela Diretoria, além de comitês de assessoramento estatutários e Conselho Fiscal não permanente. [SULA 18/GRI 102-18 e 102-22]

    Atribuições de cada órgão e comitê:

    Conselho de Administração

    O Conselho de Administração da Sul América S.A. é composto por dez membros, todos com mandato unificado de um ano, admitida a reeleição. O Estatuto Social da Sul América S.A. estabelece que no mínimo 20% do seu Conselho de Administração deve ser composto por conselheiros independentes.

    Seis membros do Conselho de Administração atendem aos requisitos de independência do Regulamento de Listagem do Nível 2 da B3 (“Regulamento Nível 2”), total equivalente, hoje, a 60% dos membros em exercício, percentual superior ao exigido no referido regulamento, assim como no Estatuto Social da Sul América S.A.   [SULA 18/GRI 102-22]

    Segundo o artigo 14, parágrafo terceiro, do Estatuto Social da Companhia, o Conselho de Administração se reúne, ordinariamente, uma vez a cada três meses e, extraordinariamente, sempre que convocado por seu Presidente ou por dois dos seus membros.

    Além das atribuições estabelecidas pelo Estatuto Social da Companhia, abaixo transcritas, o Conselho de Administração da Companhia tem sua missão e regras funcionais determinadas em seu regimento interno, aprovado em 19 de fevereiro de 2009 e alterado em 26 de abril de 2016, que disciplina seu funcionamento e prevê medidas para evitar conflitos de interesses. Segundo tal regimento, o Conselho tem por missão contribuir para proteger e valorizar o patrimônio da Companhia e atuar para sua perenidade. Deve ainda zelar pelo retorno do investimento dos acionistas, com base em uma perspectiva de longo prazo, sustentabilidade e adoção das melhores práticas de governança corporativa na definição dos negócios.

    Além da missão do Conselho e das regras de sua organização, o regimento interno do Conselho de Administração determina as atribuições do Presidente do Conselho, da Secretaria Corporativa e, em linhas gerais, dos comitês de assessoramento do Conselho. O regimento estabelece, dentro do calendário anual de reuniões do Conselho de Administração, uma agenda mínima que prevê: (i) a apresentação de ao menos uma das unidades de negócio ou de serviços compartilhados da Companhia; (ii) uma apresentação sobre o cenário macroeconômico e; (iii) no mínimo, uma apresentação ao ano sobre a gestão de riscos corporativos (ERM – enterprise risk management) e controles internos. [SULA 21/GRI 102-19]

    Em linha com as melhores práticas de governança corporativa, as posições de Presidente Executivo e Presidente do Conselho de Administração da Companhia são ocupadas por pessoas diferentes, sendo o Presidente Executivo, Ricardo Bottas e Presidente do Conselho, Patrick de Larragoitti Lucas. [SULA 19/GRI 102-23]

    Fale com o Conselho de Administração [SULA 22/GRI 102-21]

    Membros do Conselho de Administração Cargo Data da primeira eleição Término do mandato atual
    Patrick Antonio Claude de Larragoiti Lucas Presidente 26 de março de 1997 AGO de 2023
    Patrick Antonio Claude de Larragoiti Lucas é Presidente do Conselho de Administração da Sul América S.A. e de suas controladas e Presidente dos Comitês de Investimentos, Capital Humano e de Governança e Divulgação. Ingressou na Sul América S.A. em 1987 e ocupou a Presidência da Companhia de 1998 a 2010 e a de suas controladas de 1999 a 2010. Foi conselheiro da Geneva Association de 1999 até 2018, foi presidente do conselho do Instituto de Estudos em Saúde Suplementar e primeiro vice-presidente da CNSeg, tendo sido também membro do conselho de administração do Unibanco Holding. Em 1987, trabalhou para a Compagnie Suisse de Reassurances Schweizer Ruck na Suíça. De 1985 a 1986, trabalhou no departamento de mercado de capitais do Chase Manhattan Bank, em São Paulo e Nova York. Graduou-se em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo.
    André Guilherme Brandão Conselheiro Independente 30 de março de 2022 AGO de 2023
    André Guilherme Brandão é membro do Conselho de Administração da Sul América S.A. desde 2022. Com 36 anos de experiência no mercado financeiro, de investimentos e de varejo em nível nacional e internacional, atuou por 11 anos no Citibank N.A., inclusive com experiência em Nova York, sempre trabalhando na área de Derivativos. Em 1999, ingressou no banco HSBC na área de Renda Fixa e, em 2001, tornou- se o responsável pela área de Mercados. Em 2012, tornou-se CEO e Presidente do Conselho do Banco HSBC Brasil e suas afiliadas, tendo atuado ainda, após a operação de venda do banco HSBC Brasil, de 2016 a 2018, no HSBC Bank PLC, em Londres, como Head da GBM Europa, e, em seguida, no HSBC Bank USA, em Nova York, como Head da GBM Américas. Foi CEO do Banco do Brasil e de suas afiliadas de 2020 a 2021, sendo responsável pelo plano de reestruturação para aprimorar receitas, reduzir despesas, melhorar a comunicação e a relação com investidores, o investimento em experiência digital e do cliente e aperfeiçoar a agenda ESG. É graduado em Análise de Sistemas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, de São Paulo.
    Carlos Infante Santos de Castro Conselheiro 29 de outubro de 2010 AGO de 2023
    Carlos Infante Santos de Castro é membro do Conselho de Administração da Sul América S.A. desde 2006 e é membro do Comitê de Investimentos da Sul América S.A. desde 2002. Atualmente, é membro dos conselhos de administração de todas as empresas operacionais do grupo Sul América nas áreas de saúde, vida, previdência e investimentos. Foi membro do conselho de administração da Caixa Capitalização S.A. e do Comitê de Ética da Confederação Nacional de Seguradoras (CNSeg). No grupo Sul América, ocupou ainda os cargos de presidente da Sul América Capitalização, vice-presidente Corporativo, vice-presidente Financeiro e vice-presidente de Previdência e Capitalização. Foi presidente da GTE-Multitel (equipamentos de telecomunicações) e diretor de novos negócios do Grupo Cataguazes-Leopoldina (hoje Energisa) no Rio de Janeiro e membro do conselho de administração da Kepler Weber S.A. e da Artecola S.A.. É graduado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Possui também os graus de Master in Business Administration (MBA) pela Universidade de Stanford, EUA, e de Master of Sciences em Engenharia Industrial, pela mesma universidade. É  Fellow da Harvard Advanced Leadership Initiative, da Universidade de Harvard, EUA, e conselheiro certificado pelo IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa).
    Cátia Yuassa Tokoro Conselheiro Independente 19 de novembro de 2019 AGO de 2023
    Cátia Yussa Tokoro é membro do conselho da Sul América S.A. desde 2019 e presidente do Comitê de Sustentabilidade desde 2020. Possui vinte e cinco anos de experiência profissional como executiva C-Level em Marketing e Vendas para o mercado B2B nas indústrias de serviços de Tecnologia da Informação e Telecomunicações. Esteve na Oi de 2000 a 2018, onde por último atuou como Vice-Presidente de Negócios B2B, liderando projetos de transformação digital, tanto internamente (e-commerce, e-care e e-billing) quanto externamente, renovando o portfólio de produtos e serviços – soluções de cibersegurança, IoT, big data & analytics e soluções baseadas em nuvem. Atualmente é membro do conselho consultivo da Imagem (empresa brasileira de soluções de inteligência geográfica), membro do conselho empresarial de Inovação, Comunicação e Tecnologia da Associação Comercial do Rio de Janeiro, conselheira consultiva, mentora e investidora anjo de startups, coordenadora do capítulo Rio de Janeiro e membro da Comissão de Inovação do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Formada em engenharia elétrica em 1993 pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, possui MBA em administração de negócios pela IBMEC-RJ, além de Authentic Leadership Development e Disruptive Strategy, ambos pela Harvard Business School, Executive Program pela Singularity University, formação em Mediação de Conflitos e Facilitação de Diálogos pelo Instituto Mediare e MasterClass em Governança Corporativa para Nova Economia e Certificação como Conselheira de Inovação  (C2i) pela Go New Economy, além de certificação como conselheira pelo IBGC.
    Denizar Vianna Araújo Conselheiro Independente 29 de março de 2021 AGO de 2023
    Denizar Vianna Araújo é membro do Conselho de Administração da Sul América S.A. desde 2021. Denizar é professor titular da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) desde 1996, Pró-Reitor de Saúde da UERJ desde 2021 e pesquisador do Comitê Gestor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Avaliação de Tecnologias em Saúde, do CNPq/Brasil, desde 2009. De 1999 até 2014 foi professor convidado do Departamento de Economia da Saúde da Universidade Federal de São Paulo. Foi coordenador do Centro de Excelência em Avaliação Econômica e Análise de Decisão da ProVac da Organização Pan Americana de Saúde (PAHO) de 2009 à 2012 e consultor de Projeto de Priorização de Tecnologias em Saúde no Banco Interamericano de Desenvolvimento de 2013 a 2017. De 2019 até 2020 foi Secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE), do Ministério da Saúde. Formado em medicina, com mestrado em cardiologia e doutorado em saúde coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Possui capacitação em Prática Clínica Baseada em Evidências pela McMaster University, Programa de Gerenciamento de Saúde pela Johns Hopkins University e MBA pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
    Gabriel Portella Fagundes Filho Conselheiro 29 de março de 2021 AGO de 2023
    Gabriel Portella Fagundes Filho é membro do Conselho de Administração da Sul América S.A. desde 2021. Anteriormente, foi Diretor Presidente da Sul América S.A. e de suas controladas de 2013 até 2021. O executivo é formado em Economia pela Faculdade Cândido Mendes (RJ) e com especialização em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Possui experiência de 46 anos no mercado de seguros, tendo ocupado vários cargos de liderança em empresas do setor e na própria SulAmérica, grupo com o qual mantém um histórico de mais de 35 anos de relação profissional. Na companhia, Portella já esteve à frente das áreas Comercial e de negócios de Saúde, Vida e Previdência, além de ter atuado como Vice-Presidente executivo da joint-venture da SulAmérica com a seguradora americana Aetna. De 2009 a 2013, atuou como Vice-Presidente da unidade de negócios de Saúde e Odonto da empresa. Gabriel Portella é membro da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNSeg), ocupando o cargo de Diretor Vice-Presidente.
    Louis Antoine de Ségur de Charbonnières Conselheiro 19 de outubro de 2021 AGO de 2023
    Louis Antoine de Ségur de Charbonnières é membro do Conselho de Administração da Sul América S.A. desde 2021. É fundador e líder do Enseada Family Office (BR) desde 2012 e do Time Family Office (UK) desde 2015; diretor da Sulemisa Lux SARL, da Sultaso Lux SARL, da Sularis Lux SARL e da Sulaver Lux SARL desde 2017; membro do Conselho de Administração da Saspar Participações desde 2021; presidente do Conselho da entidade filantrópica Instituto Irmãs Ema e Beatriz Sanchez de Larragoiti desde 2009; conselheiro da The Serpentine Gallery (UK) desde 2016 e membro do conselho internacional do Museu de Artes de São Paulo (MASP) desde 2018. Atua como investidor, em diversos setores no Brasil e na Europa. Possui experiência de 20 anos no mercado de Gestão Patrimonial, tendo atuado à frente das áreas comercial e de relacionamento com clientes e investidores e sendo responsável pela governança e direcionamento estratégico global em diferentes empresas. Participou do Private Wealth Management Program pela Wharton School (University of Pennsylvania) e do curso para Conselheiros de Administração do IBGC, ambos em 2014. Administração de Empresas pela IBMEC e pela PUC-RJ.
    Pierre Claude Perrenoud Conselheiro Independente 05 de abril de 2000 AGO de 2023
    Pierre Claude Perrenoud é membro do Conselho de Administração da Sul América S.A. desde 2000 e foi membro do Comitê de Auditoria e Gestão de Riscos de 2012 até 2018. De 1960 a 1990, ocupou vários cargos na Swiss Re e foi responsável por suas operações na América Latina e em outros países. Atualmente, é membro do Conselho de Administração de seguradoras e resseguradoras cativas em diversos países. Graduou-se em Administração de Empresas pela Neuchatel Business School, na Suíça e em Estudos Espanhóis pela Universidade de Madri.
    Renato Russo Conselheiro Independente 01 de setembro de 2014 AGO de 2023
    Renato Russo é membro do Conselho de Administração da SulAmérica desde 2014, e também é coordenador do Comitê de Auditoria e Gestão de Riscos e membro do Comitê de Investimentos. Possui ampla experiência no mercado financeiro e de seguros, onde ocupou destacadas posições nos órgãos de representação destes mercados. Trabalhou na SulAmérica, onde atuou em diversas posições, incluindo a de diretor geral da Sul América Investimentos e a de vice-presidente da unidade de negócios de Vida e Previdência. É membro do comitê de ética da CNSEG. Renato também é membro do Conselho de Administração do Grupo Cruzeiro do Sul Educacional. Graduou-se em Ciências Sociais pela USP (1985), em São Paulo, e é mestre em Administração com ênfase em estratégia pelo INSPER (2007-2010). Possui certificado no Programa de Gestão Avançada pela Warthon Business School (2001) e possui certificação de Conselheiro pelo IBGC (2017). 
    Simone Petroni Agra Conselheiro Independente 30 de março de 2022 AGO de 2023
    Simone Petroni Agra é membro do Conselho de Administração da Sul América S.A. desde 2022. Executiva C-Level em Marketing, Vendas e Planejamento Estratégico do setor de saúde brasileiro e latino-americano, com ampla experiência em gestão completa do P&L, condução de turnarounds e foco em inovação. Esteve na Becton Dickinson de 1987 a 2004, onde por último atuou como Diretora da Unidade de Negócios da América Latina. De 2004 a 2015, atuou na Allergan Pharmaceuticals como Head da área de Estética Médica da América Latina. De 2015 a 2020, atuou na Edwards Lifesciences como Gerente-Geral da América Latina. Foi membro do Comitê de Direção da Fundação Edwards Lifesciences, Conselheira e Vice-Presidente do Conselho da ABIMED (Associação Brasileira da Indústria de Tecnologia para Saúde) e membro dos Comitês de Auditoria e Risco e de Estratégia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Atualmente, atua como Conselheira Independente na Síntese B2B e como Conselheira Independente e membro dos Comitês de Estratégia e de Sustentabilidade na Blau Farmacêutica. Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, de São Paulo, com pós-graduação em Gestão Mercadológica pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/CEAG), MBA em Gestão Geral pela BSP e University of Toronto (2001) e Pós-MBA em Governança Corporativa e Mercado de Capitais pela B.I. International SP e Columbia University (2014). Possui certificação como Conselheira (CCA) pelo IBGC e certificação em Inovação para Conselheiros pela Gonew.co.

    Comitês de Assessoramento do Conselho de Administração

    Comitê de Auditoria e Gestão de Riscos

    Comitê de Auditoria, hoje denominado Comitê de Auditoria e Riscos, criado em 14.06.2002, tornou-se estatutário em 2012 tendo seu regimento adequado às disposições da Instrução Normativa nº 509 da CVM. É composto por três membros e reúne-se, no mínimo, bimestralmente. Este comitê tem como atribuições monitorar e avaliar as atividades das auditorias interna e externa, os riscos e controles internos, a adequação, transparência e qualidade técnica das informações contidas nos relatórios financeiros da Companhia. Deverá, ainda, zelar pelo cumprimento do Código de Ética e de Compliance da Companhia e orientar o Conselho de Administração na escolha dos auditores independentes e do diretor responsável pela auditoria interna, bem como a tomar as medidas necessárias para assegurar que os negócios da Companhia sejam pautados por controles financeiros íntegros, que as operações sejam realizadas com observância aos Códigos de Ética e Compliance da Companhia e às exigências dos órgãos reguladores, cabendo-lhe também examinar e avaliar situações envolvendo conflitos de interesses, transações com partes relacionadas, controles internos e riscos operacionais. O Comitê de Auditoria também é responsável por recomendar a correção ou aprimoramento de políticas, práticas e procedimentos identificados no âmbito de suas atribuições, elaborar relatório anual resumido, a ser apresentado juntamente com as demonstrações financeiras, bem como manter canais de comunicação entre a administração da Companhia, a auditoria interna e a auditoria independente, podendo receber denúncias, sigilosas ou não, internas e externas à Companhia, sobre matérias relacionadas ao escopo de suas atividades. Em 2022, o Comitê é composto por 1 conselheiro independente (33%) e 2 membros independentes (67%).

    Membros do Comitê de Auditoria e Gestão de Riscos
    [SULA 18/GRI 102-18]
    Cargo Outros cargos ocupados
    Renato Russo Coordenador | Independente Conselheiro Independente
    Renato Russo é membro do Conselho de Administração da SulAmérica desde 2014, e também é coordenador do Comitê de Auditoria e Gestão de Riscos e membro do Comitê de Investimentos. Possui ampla experiência no mercado financeiro e de seguros, onde ocupou destacadas posições nos órgãos de representação destes mercados. Trabalhou na SulAmérica, onde atuou em diversas posições, incluindo a de diretor geral da Sul América Investimentos e a de vice-presidente da unidade de negócios de Vida e Previdência. É membro do comitê de ética da CNSEG. Renato também é membro do Conselho de Administração do Grupo Cruzeiro do Sul Educacional. Graduou-se em Ciências Sociais pela USP (1985), em São Paulo, e é mestre em Administração com ênfase em estratégia pelo INSPER (2007-2010). Possui certificado no Programa de Gestão Avançada pela Warthon Business School (2001) e possui certificação de Conselheiro pelo IBGC (2017). 
    Domingos Carelli Neto Membro Independente Membro do Comitê de Investimentos
    Domingos Carelli Neto é membro do Comitê de Investimentos desde 2009 e membro do Comitê de Auditoria e Gestão de Riscos da Sul América S.A. desde março de 2015 e de suas controladas de 2013 a 2018. Atua na área de administração, operações e controladoria de grupos financeiros desde 1968, tendo sido vice presidente do Bank Boston entre 1975 e 1985, diretor do Banco Crefisul entre 1985 e 1988, diretor vice-presidente do Banco Sul América e da Sul América Investimentos DTVM entre 1988 e 2004. Formado em Engenharia de Produção pela Politécnica USP em 1967, acumula diversos cursos de complementação e especialização na FGV.
    Jorge Roberto Manoel Membro Independente
    Jorge Roberto Manoel é membro de conselhos, comitês e comissões com atuação voltada para a área de governança corporativa. Foi sócio e fez parte da liderança executiva da PriceWaterhouseCoopers por cerca de 30 anos, atuando, até 2016, em operações no Brasil e na América do Sul. Além disso, é palestrante e consultor externo em temas de governança corporativa e compliance, inclusive em cursos para conselheiros e executivos. Jorge é bacharel em Administração de Empresas pelo Instituto de Ensino Superior – IMES e bacharel em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Possui MBA em Finanças e Controladoria pela Universidade Federal de Minas Gerais e em Tecnologia e Inovação pela Universidade de São Paulo. Possui também, mestrado em Governança Corporativa pela Laureate/FMU e é membro titular perpétuo da Academia Paulista de Contabilidade. É conselheiro certificado do IBGC e possui certificações internacionais em cursos de especialização, desenvolvimento de liderança, estratégia, operação, inovação e tecnologia em startups.

    Comitê de Governança e Divulgação

    Comitê de Governança e Divulgação criado em 08.05.2008, composto por quatro membros, reúne-se ordinariamente a cada trimestre e tem como atribuições (a) monitorar e supervisionar as determinações previstas na Política de Divulgação de Ato ou Fatos Relevantes e de Negociação de Valores Mobiliários; (b) monitorar e supervisionar as obrigações estabelecidas no Regulamento Nível 2, adotado pela Companhia; (c) avaliar permanentemente a Política de Divulgação e Negociação, e recomendar sua atualização, conforme seja necessário; (d) recomendar ações para a ampla divulgação da Política entre os membros da administração, membros de órgãos técnicos e consultivos, bem com entre as pessoas que em razão de seus cargos tenham acesso a informação privilegiada; (e) assegurar que aderiram à Política todas as pessoas que tenham ou possam ter conhecimento de Ato ou Fato Relevante nos termos da legislação aplicável, recebendo, periodicamente, relação atualizada das referidas pessoas; (f) acompanhar a titularidade de valores mobiliários pelos administradores da Companhia e controladas, e das operações realizadas com esses valores mobiliários, recebendo cópia de informação fornecida mensalmente à Comissão de Valores Mobiliários (“CVM”) e à B3 com esse objetivo. Em 2022, o Comitê é composto por 2 conselheiros (50%) e 2 membros executivos (50%).  [SULA 18/GRI 102-22]

    Membros do Comitê de Governança e Divulgação
    [SULA 18/GRI 102-18]
    Cargo Outros cargos ocupados
    Patrick Antonio Claude de Larragoiti Lucas Presidente Presidente do Conselho
    Patrick Antonio Claude de Larragoiti Lucas é Presidente do Conselho de Administração da Sul América S.A. e de suas controladas e Presidente dos Comitês de Investimentos, Capital Humano e de Governança e Divulgação. Ingressou na Sul América S.A. em 1987 e ocupou a Presidência da Companhia de 1998 a 2010 e a de suas controladas de 1999 a 2010. Foi conselheiro da Geneva Association de 1999 até 2018, foi presidente do conselho do Instituto de Estudos em Saúde Suplementar e primeiro vice-presidente da CNSeg, tendo sido também membro do conselho de administração do Unibanco Holding. Em 1987, trabalhou para a Compagnie Suisse de Reassurances Schweizer Ruck na Suíça. De 1985 a 1986, trabalhou no departamento de mercado de capitais do Chase Manhattan Bank, em São Paulo e Nova York. Graduou-se em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo.
    Ricardo Bottas Dourado dos Santos Membro Diretor Presidente e de Relações com Investidores
    Ricardo Bottas Dourado dos Santos foi nomeado Diretor Presidente da Sul América S.A. e de suas controladas em 2021, acumulando também a posição de Diretor de Relações com Investidores desde março/2022. Anteriormente, foi Diretor Vice-Presidente de Controle e Relações com Investidores da Sul América S.A no período de 2017 a 2021. Ingressou no grupo SulAmérica em 2015 e desde então atuou como Diretor Financeiro das empresas do grupo. De 2011 a 2015 atuou na HRT Petróleo (atual PetroRio), em sua última posição como Diretor Financeiro. Entre 2000 e 2011, ocupou diversas posições no Grupo Neoenergia, sendo que nos últimos 5 anos como Superintendente de Planejamento e Controle. Foi Auditor pela Ernst & Young (EY) de 1997 a 2000. Possui mais de 20 anos de experiência na indústria de energia (elétrica, petróleo e gás) bem como em auditoria, com vasta experiência em finanças e tesouraria, contabilidade e impostos, controladoria, orçamento e planejamento, fusões e aquisições e relações com investidores. Graduado em Administração de Empresas pela UNIFACS – Salvador, com MBA em Finanças Corporativas pelo IBMEC no Rio de Janeiro.
    Gabriel Portella Fagundes Filho Membro Conselheiro
    Gabriel Portella Fagundes Filho é membro do Conselho de Administração da Sul América S.A. desde 2021. Anteriormente, foi Diretor Presidente da Sul América S.A. e de suas controladas de 2013 até 2021. O executivo é formado em Economia pela Faculdade Cândido Mendes (RJ) e com especialização em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Possui experiência de 46 anos no mercado de seguros, tendo ocupado vários cargos de liderança em empresas do setor e na própria SulAmérica, grupo com o qual mantém um histórico de mais de 35 anos de relação profissional. Na companhia, Portella já esteve à frente das áreas Comercial e de negócios de Saúde, Vida e Previdência, além de ter atuado como Vice-Presidente executivo da joint-venture da SulAmérica com a seguradora americana Aetna. De 2009 a 2013, atuou como Vice-Presidente da unidade de negócios de Saúde e Odonto da empresa. Gabriel Portella é membro da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNSeg), ocupando o cargo de Diretor Vice-Presidente.
    Reinaldo Amorim Lopes Membro Diretor Vice-Presidente de Finanças, Riscos e Compliance
    Reinaldo Amorim Lopes é Diretor Vice-Presidente de Finanças, Riscos e Compliance da Sul América S.A. desde 2022. Possui mais de 25 anos de experiência no mercado segurador e de saúde brasileiro, atuando nas áreas de gerenciamento de risco, financeira, eficiência operacional, atuarial, governança, compliance, estratégia e fusões e aquisições. Ingressou no grupo SulAmérica, pela primeira vez, em 2002, quando atuou como Superintendente Atuarial até 2009. Em 2015, retornou para a SulAmérica, quando atuou como Diretor de Atuária, Riscos, Compliance e fusões e aquisições das empresas do conglomerado, fazendo parte também do seu Comitê Executivo desde 2021. De 2009 a 2015, foi Diretor e sócio da PwC, prestando serviços de consultoria em gestão e auditoria, com foco nos segmentos de seguro, saúde e fundos de pensão. Como atuário, atuou, em 2002, na Seguradora Brasileira de Crédito e Exportação (SBCE) e na Tillinghast, atual Willis Towers Watson, de 1998 a 2002. Graduado em Ciências Atuariais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com MBA Executivo em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ) e formado no  Programa de Desenvolvimento Gerencial pelo IBMEC-RJ.

    Comitê de Investimentos

    Comitê de Investimentos criado em 14.06.2002, é composto por seis membros, reúne-se ordinariamente a cada três meses para avaliar e rever as diretrizes da política de investimentos da Companhia e de suas controladas, tem como atribuições:  (i) avaliar e revisar as diretrizes da política de investimentos da Companhia, (ii) monitorar os resultados dos investimentos do portfólio proprietário da Companhia (iii) avaliar o cenário e as tendências do mercado financeiro para fundamentar decisões de investimentos e, (iv) verificar a aderência da carteira de investimentos da Companhia as diretrizes de investimento estabelecidas pelo Conselho de Administração, em linha com as melhores práticas de controle de risco na gestão de investimentos. Em 2022, o Comitê é 100% composto por membros não executivos, sendo 3 conselheiros, sendo 1 deles conselheiro independente e 3 membros independentes . [SULA 18/GRI 102-22]

    Membros do Comitê de Investimentos
    [
    SULA 18/GRI 102-18]
    Cargo Outros cargos ocupados
    Patrick Antonio Claude de Larragoiti Lucas Presidente Presidente do Conselho
    Patrick Antonio Claude de Larragoiti Lucas é Presidente do Conselho de Administração da Sul América S.A. e de suas controladas e Presidente dos Comitês de Investimentos, Capital Humano e de Governança e Divulgação. Ingressou na Sul América S.A. em 1987 e ocupou a Presidência da Companhia de 1998 a 2010 e a de suas controladas de 1999 a 2010. Foi conselheiro da Geneva Association de 1999 até 2018, foi presidente do conselho do Instituto de Estudos em Saúde Suplementar e primeiro vice-presidente da CNSeg, tendo sido também membro do conselho de administração do Unibanco Holding. Em 1987, trabalhou para a Compagnie Suisse de Reassurances Schweizer Ruck na Suíça. De 1985 a 1986, trabalhou no departamento de mercado de capitais do Chase Manhattan Bank, em São Paulo e Nova York. Graduou-se em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo.
    Carlos Infante Santos de Castro Membro Conselheiro
    Carlos Infante Santos de Castro é membro do Conselho de Administração da Sul América S.A. desde 2006 e é membro do Comitê de Investimentos da Sul América S.A. desde 2002. Atualmente, é membro dos conselhos de administração de todas as empresas operacionais do grupo Sul América nas áreas de saúde, vida, previdência e investimentos. Foi membro do conselho de administração da Caixa Capitalização S.A. e do Comitê de Ética da Confederação Nacional de Seguradoras (CNSeg). No grupo Sul América, ocupou ainda os cargos de presidente da Sul América Capitalização, vice-presidente Corporativo, vice-presidente Financeiro e vice-presidente de Previdência e Capitalização. Foi presidente da GTE-Multitel (equipamentos de telecomunicações) e diretor de novos negócios do Grupo Cataguazes-Leopoldina (hoje Energisa) no Rio de Janeiro e membro do conselho de administração da Kepler Weber S.A. e da Artecola S.A.. É graduado em Engenharia Elétrica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Possui também os graus de Master in Business Administration (MBA) pela Universidade de Stanford, EUA, e de Master of Sciences em Engenharia Industrial, pela mesma universidade. É  Fellow da Harvard Advanced Leadership Initiative, da Universidade de Harvard, EUA, e conselheiro certificado pelo IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa).
    Carlos Alberto de Figueiredo Trindade Filho Membro Independente
    Carlos Alberto de Figueiredo Trindade Filho é membro do Comitê de Investimentos da Sul América S.A. desde 2022. Com mais de 40 anos de experiência no mercado segurador brasileiro, em sua mais recente passagem pelo grupo SulAmérica, de 2011 a 2019, foi Diretor Vice-Presidente de Automóveis e Ramos Elementares, de Vida e Previdência e, por último, de Estratégia, Marketing e M&A. Desde 2019, é sócio minoritário e membro do Conselho Consultivo da Ori Capital, gestora especializada em Fundos de Ações, além de  fundador e CEO da Easy2life Serviços Digitais e Corretora de Seguros, empresa criada com foco na venda de Seguros de Vida por meio digital. Em 2021, assumiu a posição de membro do Conselho da Wiz Soluções e Corretagem de Seguros. Carlos começou sua carreira na indústria de seguros em 1980, trabalhando em várias organizações, como a SulAmérica, a Johnson & Higgins Corretores de Seguros e a Interatlântico Seguradora. De 1992 a 2001, foi um dos fundadores, Vice-Presidente e CEO da Icatu Hartford Vida e Previdência. Em 2010, tornou-se CEO da Brasil Insurance Participações e Administração S.A., liderando a primeira oferta pública de uma empresa de corretagem no Brasil. Entre 1987 e 1989, foi Diretor e Presidente do Clube Vida em Grupo, Associação Paulista dos Profissionais de Seguros de Vida. Posteriormente, foi Presidente da Comissão Técnica de Seguros de Vida da Federação Nacional das Empresas de Seguros (FENASEG), de 1993 a 1994. Além disso, de 1996 até 1999, foi Diretor do Sindicato das Empresas de Seguros, Previdência e Capitalização do Rio de Janeiro e, de 1998 a 2001, Diretor da Associação Nacional das Empresas de Previdência (ANAPP).  Até 2015, atuou como Vice-Presidente da Federação Nacional das Empresas de Seguros Gerais (FENSEG) e como Diretor da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FENAPREVI). Cursou Direito na PUC-RJ e é corretor de seguros licenciado para todos os ramos. Adicionalmente, possui certificação como Financial Planner pela American College da Philadelphia/EUA, MBA Executivo pela Universidade de São Paulo (USP), certificação como Conselheiro pela Fundação Dom Cabral (FDC) e certificação como Senior Executive Management pela London Business School, além de ser formado em Fundamentos de Planos de Pensão pela Wharton School of Business.
    Domingos Carelli Neto Membro Independente Membro do Comitê de Auditoria e Gestão de Riscos
    Domingos Carelli Neto é membro do Comitê de Investimentos desde 2009 e membro do Comitê de Auditoria e Gestão de Riscos da Sul América S.A. desde março de 2015 e de suas controladas de 2013 a 2018. Atua na área de administração, operações e controladoria de grupos financeiros desde 1968, tendo sido vice presidente do Bank Boston entre 1975 e 1985, diretor do Banco Crefisul entre 1985 e 1988, diretor vice-presidente do Banco Sul América e da Sul América Investimentos DTVM entre 1988 e 2004. Formado em Engenharia de Produção pela Politécnica USP em 1967, acumula diversos cursos de complementação e especialização na FGV.
    Renato Russo Membro Independente Conselheiro Independente
    Renato Russo é membro do Conselho de Administração da SulAmérica desde 2014, e também é coordenador do Comitê de Auditoria e Gestão de Riscos e membro do Comitê de Investimentos. Possui ampla experiência no mercado financeiro e de seguros, onde ocupou destacadas posições nos órgãos de representação destes mercados. Trabalhou na SulAmérica, onde atuou em diversas posições, incluindo a de diretor geral da Sul América Investimentos e a de vice-presidente da unidade de negócios de Vida e Previdência. É membro do comitê de ética da CNSEG. Renato também é membro do Conselho de Administração do Grupo Cruzeiro do Sul Educacional. Graduou-se em Ciências Sociais pela USP (1985), em São Paulo, e é mestre em Administração com ênfase em estratégia pelo INSPER (2007-2010). Possui certificado no Programa de Gestão Avançada pela Warthon Business School (2001) e possui certificação de Conselheiro pelo IBGC (2017). 
    Daniel Lima Membro Independente
    Daniel Lima é membro do Comitê de Investimentos da Sul América S.A. desde 2021. Atualmente é o Diretor Executivo do FGC – Fundo Garantidor de Créditos, tendo assumido a posição em 2019. Antes foi Presidente e Diretor de Investimentos da Fundação Petrobras de Seguridade Social (Petros), onde atuou entre 2017 e 2019. Anteriormente foi Portfolio Manager do Itaú Unibanco S.A. entre os anos de 2016 e 2017 e Diretor de Investimentos e de Administração na Odebrecht Previdência entre 2012 e 2016. Foi também Gerente de Planejamento Financeiro na BM&FBOVESPA (atual B3) e Consultor na Bates White Economic Consulting, no RiskOffice e na Prandini Rabbat & Associates Financial Products. É membro do Conselho Executivo da IADI – International Association of Deposit Insurers (ref. BIS – Bank for International Settlements) e dos Conselhos de Administração de Recursos de Terceiros e de Distribuição de Produtos de Investimento, ambos da ANBIMA – Associação Brasileira dos Mercados Financeiro e de Capitais. Foi também membro da Câmara Consultiva de Empresas e Estruturação de Ofertas da B3 e membro do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (ABRAPP), onde foi Membro da Comissão Técnica Nacional de Investimentos e também coordenou a Comissão Técnica Regional Sudoeste de Investimentos. Foi professor no INSPER e na FGV. Formado em Economia pela USP, possui mestrado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Ph.D. em Economia pela Universidade da Califórnia, UCSD.

    Comitê de Capital Humano

    Comitê de Capital Humano: criado em 25.10.2000, conta com quatro membros que se reúnem ordinariamente uma vez ao ano e, extraordinariamente, sempre que necessário para decidir assuntos relevantes de sua competência, e tem como objetivo assistir o Conselho de Administração na definição das políticas de remuneração dos administradores da Companhia, mantendo-se permanentemente atualizado a respeito de práticas de remuneração adotadas pelo mercado, além de rever e monitorar a avaliação de desempenho dos administradores. Ao Comitê de Capital Humano cabe propor remuneração compatível com as melhores práticas observadas pelo mercado de atuação da Companhia para os membros do conselho de administração, da diretoria, do conselho fiscal e dos comitês de assessoramento do conselho de administração, estatutários e não estatutários da Companhia. Ainda, o referido comitê poderá fixar a remuneração de tais pessoas, quando for delegado pelo Conselho de Administração. Em 2022, o Comitê é composto por 100% de membros não executivos, com 3 conselheiros e 1 membro independente. [SULA 18/GRI 102-22]

    Membros do Comitê de Capital Humano
    [SULA 18/ GRI 102-18]
    Cargo Outros cargos ocupados
    Patrick Antonio Claude de Larragoiti Lucas Presidente Presidente do Conselho
    Patrick Antonio Claude de Larragoiti Lucas é Presidente do Conselho de Administração da Sul América S.A. e de suas controladas e Presidente dos Comitês de Investimentos, Capital Humano e de Governança e Divulgação. Ingressou na Sul América S.A. em 1987 e ocupou a Presidência da Companhia de 1998 a 2010 e a de suas controladas de 1999 a 2010. Foi conselheiro da Geneva Association de 1999 até 2018, foi presidente do conselho do Instituto de Estudos em Saúde Suplementar e primeiro vice-presidente da CNSeg, tendo sido também membro do conselho de administração do Unibanco Holding. Em 1987, trabalhou para a Compagnie Suisse de Reassurances Schweizer Ruck na Suíça. De 1985 a 1986, trabalhou no departamento de mercado de capitais do Chase Manhattan Bank, em São Paulo e Nova York. Graduou-se em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, em São Paulo.
    Gabriel Portella Fagundes Filho Membro Conselheiro
    Gabriel Portella Fagundes Filho é membro do Conselho de Administração da Sul América S.A. desde 2021. Anteriormente, foi Diretor Presidente da Sul América S.A. e de suas controladas de 2013 até 2021. O executivo é formado em Economia pela Faculdade Cândido Mendes (RJ) e com especialização em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Possui experiência de 46 anos no mercado de seguros, tendo ocupado vários cargos de liderança em empresas do setor e na própria SulAmérica, grupo com o qual mantém um histórico de mais de 35 anos de relação profissional. Na companhia, Portella já esteve à frente das áreas Comercial e de negócios de Saúde, Vida e Previdência, além de ter atuado como Vice-Presidente executivo da joint-venture da SulAmérica com a seguradora americana Aetna. De 2009 a 2013, atuou como Vice-Presidente da unidade de negócios de Saúde e Odonto da empresa. Gabriel Portella é membro da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNSeg), ocupando o cargo de Diretor Vice-Presidente.
    Luiz Fernando Sanzogo Giorgi Membro Independente
    Luiz Fernando Sanzogo Giorgi é membro do Comitê de Capital Humano desde 2013 e é Administrador de Empresas, atuando há mais de 20 anos em Management & Leadership. Fundou em setembro de 2005 a LFG – Assessoria em Gestão Empresarial. Atualmente é membro do Conselho de Administração da Arezzo & Co S.A., presidente do Conselho de Administração da Teadit Group S.A., membro do Conselho Consultivo da Agência de Propaganda Heads, além de membro de comitês no Banco Santander S.A. e Martins Atacadista S.A. Foi Vice Presidente Executivo da Suzano Holding – Grupo Suzano de 2003 até 2005, bem como Membro do Comitê de Gestão do Conselho da Suzano Papel e Celulose e Diretor Executivo da Suzano Petroquímica. Foi Membro do Conselho de Administração da Petroflex, de 1989 até 2003, presidente (HayGroup Brasil) e Sócio do Grupo Mundial, Luiz Fernando também foi Membro do Conselho de Administração de diversas empresas: Lojas Marisa S.A. (2013-2017), Grupo Vonpar (2008-2016), Empresas Concremat (2008-2016), Santher S.A. (2007-2015), J. Macedo Alimentos S.A. (2007-2011), entre outras.
    Louis Antoine de Ségur de Charbonnières Membro Conselheiro
    Louis Antoine de Ségur de Charbonnières é membro do Conselho de Administração da Sul América S.A. desde 2021. É fundador e líder do Enseada Family Office (BR) desde 2012 e do Time Family Office (UK) desde 2015; diretor da Sulemisa Lux SARL, da Sultaso Lux SARL, da Sularis Lux SARL e da Sulaver Lux SARL desde 2017; membro do Conselho de Administração da Saspar Participações desde 2021; presidente do Conselho da entidade filantrópica Instituto Irmãs Ema e Beatriz Sanchez de Larragoiti desde 2009; conselheiro da The Serpentine Gallery (UK) desde 2016 e membro do conselho internacional do Museu de Artes de São Paulo (MASP) desde 2018. Atua como investidor, em diversos setores no Brasil e na Europa. Possui experiência de 20 anos no mercado de Gestão Patrimonial, tendo atuado à frente das áreas comercial e de relacionamento com clientes e investidores e sendo responsável pela governança e direcionamento estratégico global em diferentes empresas. Participou do Private Wealth Management Program pela Wharton School (University of Pennsylvania) e do curso para Conselheiros de Administração do IBGC, ambos em 2014. Administração de Empresas pela IBMEC e pela PUC-RJ.

    Comitê de Sustentabilidade

    Comitê de Sustentabilidade: criado em 09.03.2009, tendo passado a se reportar ao Conselho de Administração em 23.02.2011, composto por seis membros, tem como principais atribuições (a) elaborar e monitorar a execução da política de sustentabilidade da Companhia e respectivos programas, (b) assessorar o Conselho de Administração e assistir os demais stakeholders em assuntos relacionados à sustentabilidade corporativa; (c) elaborar e propor a estratégia de sustentabilidade da Companhia; (d) recomendar e monitorar a execução das atividades de implantação da estratégia de sustentabilidade da Companhia; (e) realizar a revisão da Política de Sustentabilidade da Companhia, conforme necessidade de redefinição dos princípios de forma a refletir as expectativas dos stakeholders e desafios da sociedade; e (f) verificar o atendimento e evolução das diretrizes constantes na Política de Sustentabilidade da Companhia. Em 2022, o Comitê é composto por 50% de membros executivos, 2 conselheiros, sendo 1 independente, e 1 membro independente. [SULA 18/GRI 102-22]

    Membros do Comitê de Sustentabilidade
    [SULA 18/GRI 102-18]
    Cargo Outros Cargos Ocupados
    Cátia Yuassa Tokoro Presidente | Independente Conselheiro Independente
    Cátia Yussa Tokoro é membro do conselho da Sul América S.A. desde 2019 e presidente do Comitê de Sustentabilidade desde 2020. Possui vinte e cinco anos de experiência profissional como executiva C-Level em Marketing e Vendas para o mercado B2B nas indústrias de serviços de Tecnologia da Informação e Telecomunicações. Esteve na Oi de 2000 a 2018, onde por último atuou como Vice-Presidente de Negócios B2B, liderando projetos de transformação digital, tanto internamente (e-commerce, e-care e e-billing) quanto externamente, renovando o portfólio de produtos e serviços – soluções de cibersegurança, IoT, big data & analytics e soluções baseadas em nuvem. Atualmente é membro do conselho consultivo da Imagem (empresa brasileira de soluções de inteligência geográfica), membro do conselho empresarial de Inovação, Comunicação e Tecnologia da Associação Comercial do Rio de Janeiro, conselheira consultiva, mentora e investidora anjo de startups, coordenadora do capítulo Rio de Janeiro e membro da Comissão de Inovação do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Formada em engenharia elétrica em 1993 pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, possui MBA em administração de negócios pela IBMEC-RJ, além de Authentic Leadership Development e Disruptive Strategy, ambos pela Harvard Business School, Executive Program pela Singularity University, formação em Mediação de Conflitos e Facilitação de Diálogos pelo Instituto Mediare e MasterClass em Governança Corporativa para Nova Economia e Certificação como Conselheira de Inovação (C2i) pela Go New Economy, além de certificação como conselheira pelo IBGC.
    Reinaldo Amorim Lopes Membro Diretor Vice-Presidente de Finanças, Riscos e Compliance
    Reinaldo Amorim Lopes é Diretor Vice-Presidente de Finanças, Riscos e Compliance da Sul América S.A. desde 2022. Possui mais de 25 anos de experiência no mercado segurador e de saúde brasileiro, atuando nas áreas de gerenciamento de risco, financeira, eficiência operacional, atuarial, governança, compliance, estratégia e fusões e aquisições. Ingressou no grupo SulAmérica, pela primeira vez, em 2002, quando atuou como Superintendente Atuarial até 2009. Em 2015, retornou para a SulAmérica, quando atuou como Diretor de Atuária, Riscos, Compliance e fusões e aquisições das empresas do conglomerado, fazendo parte também do seu Comitê Executivo desde 2021. De 2009 a 2015, foi Diretor e sócio da PwC, prestando serviços de consultoria em gestão e auditoria, com foco nos segmentos de seguro, saúde e fundos de pensão. Como atuário, atuou, em 2002, na Seguradora Brasileira de Crédito e Exportação (SBCE) e na Tillinghast, atual Willis Towers Watson, de 1998 a 2002. Graduado em Ciências Atuariais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com MBA Executivo em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ) e formado no  Programa de Desenvolvimento Gerencial pelo IBMEC-RJ.
    Ricardo Bottas Dourado dos Santos Membro Diretor Presidente e de Relações com Investidores
    Ricardo Bottas Dourado dos Santos foi nomeado Diretor Presidente da Sul América S.A. e de suas controladas em 2021, acumulando também a posição de Diretor de Relações com Investidores desde março/2022. Anteriormente, foi Diretor Vice-Presidente de Controle e Relações com Investidores da Sul América S.A no período de 2017 a 2021. Ingressou no grupo SulAmérica em 2015 e desde então atuou como Diretor Financeiro das empresas do grupo. De 2011 a 2015 atuou na HRT Petróleo (atual PetroRio), em sua última posição como Diretor Financeiro. Entre 2000 e 2011, ocupou diversas posições no Grupo Neoenergia, sendo que nos últimos 5 anos como Superintendente de Planejamento e Controle. Foi Auditor pela Ernst & Young (EY) de 1997 a 2000. Possui mais de 20 anos de experiência na indústria de energia (elétrica, petróleo e gás) bem como em auditoria, com vasta experiência em finanças e tesouraria, contabilidade e impostos, controladoria, orçamento e planejamento, fusões e aquisições e relações com investidores. Graduado em Administração de Empresas pela UNIFACS – Salvador, com MBA em Finanças Corporativas pelo IBMEC no Rio de Janeiro.
    Patrícia Quírico Coimbra Membro Vice presidente de Capital Humano, Administrativo e Sustentabilidade
    Patrícia Quírico Coimbra é Vice Presidente de Capital Humano, Administrativo e de Sustentabilidade da SulAmérica e membro do Comitê de Sustentabilidade desde 2014. Anteriormente foi Diretora de Capital Humano e Sustentabilidade, além de possuir mais de 20 anos de experiência em recursos humanos e em áreas de negócio, junto a empresas multinacionais e locais líderes nos mercados de óleo e gás, bens de consumo não duráveis e telecomunicações. Graduada em Tecnologia de Informação pela Pontifícia Universidade Católica – PUC, RJ em 1989, também formada em Economia pela Universidade Cândido Mendes – UCAM, RJ em 1994, e Pós-graduação em Marketing pela Pontifícia Universidade Católica – PUC, RJ em 1998. Atuou como Diretora de Desenvolvimento Organizacional na OI Participações de 2011 até 2013. De 1998 até 2011, atuou na S.C. Johnson como Gerente de Desenvolvimento Organizacional, Gerente de Tecnologia de Vendas, Gerente Sr Recursos Humanos, Diretora Interina, chegando a ocupar o cargo de Diretora de Recursos Humanos. Iniciou sua carreira em 1989 na Shell do Brasil como Assistente a Chefe de Planejamento Estratégico, passando a ocupar cargo de Chefe de Treinamento Corporativo/Líder de Projeto, e depois como Business Partner Corporativa e Novos Negócios até 1998.
    Paulo Durval Branco Membro Independente
    Paulo Durval Branco, eleito no Comitê de Sustentabilidade da Sul América S.A. em 2022, é diretor do Instituto Internacional para Sustentabilidade (IIS), associado-fundador do Instituto Fronteiras do Desenvolvimento e sócio-fundador da Ekobé, uma das primeiras consultorias brasileiras especializada em sustentabilidade corporativa, onde tem contribuído para a integração de princípios e práticas do desenvolvimento sustentável na estratégia de diversas organizações nacionais e multinacionais, assim como na cadeia de valor de diferentes setores. Foi Vice Coordenador do Centro de Estudos em Sustentabilidade (FGVces) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV EAESP), onde liderou projetos nas áreas de estratégia e gestão de sustentabilidade, engajamento com stakeholders, cadeias de valor sustentáveis, sistemas alimentares e agricultura familiar, inovação e empreendedorismo, internacionalização de empresas, entre outros. Paulo é Mestre em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio) e graduado em Administração, com especialização em Sistemas de Informação, também pela PUC Rio. É professor do Mestrado Profissional em Ciência da Sustentabilidade do Departamento de Geografia e Meio Ambiente da PUC Rio, tendo vários de seus trabalhos acadêmicos, nas áreas de Sustentabilidade, Educação e Negócios, publicados no Brasil e no exterior.
    Louis Antoine de Ségur de Charbonnières Membro Conselheiro
    Louis Antoine de Ségur de Charbonnières é membro do Conselho de Administração da Sul América S.A. desde 2021. É fundador e líder do Enseada Family Office (Br) desde 2012 e do Time Family Office (UK) desde 2015; diretor da Sulemisa Lux S.à r.l, da Sultaso Lux S.à r.l, da Sularis S.à r.l e da Sulaver S.à r.l desde 2017; membro do Conselho de Administração da Saspar Participações desde 2021; presidente do Conselho da entidade filantrópica Instituto Irmãs Ema e Beatriz Sanchez de Larragoiti desde 2009; conselheiro da The Serpentine Gallery (UK) desde 2016 e membro do conselho internacional do Museu de Artes de São Paulo (MASP) desde 2018. Atua como investidor, em diversos setores no Brasil e na Europa. Possui experiência de 20 anos no mercado de Gestão Patrimonial, tendo atuado à frente das áreas comercial e de relacionamento com clientes e investidores e sendo responsável pela governança e direcionamento estratégico global em diferentes empresas. Participou do Private Wealth Management Program pela Wharton School (University of Pennsylvania) e do curso para Conselheiros de Administração do IBGC, ambos em 2014. Administração de Empresas pela IBMEC e pela PUC-RJ.

    Composição dos grupos responsáveis pela governança – Faixa Etária e Gênero [SULA 89/GRI 405-1]

    Conselho de Administração Comitê de Auditoria e Gestão de Riscos Comitê de Governança e Divulgação Comitê de Investimentos Comitê de Capital Humano Comitê de Sustentabilidade Diretoria Executiva
    Faixa Etária
    Até 25 anos
    De 26 a 35 anos
    De 36 a 45 anos 1o% 25% 17% 25% 33% 33%
    De 46 a 55 anos 10% 25% 50% 67%
    De 56 a 65 anos 50% 33% 25% 50% 50% 17%
    Acima de 66 anos 30% 67% 25% 33% 25%
    Gênero
    Feminino 20% 33% 33%
    Masculino 80% 100% 100% 100% 100% 67% 67%
    Composição
    Executivos 50% 50% 100%
    Não Executivos 100% 100% 50% 100% 100% 50%
    Total Geral 10 3 4 6 4 6 3

    Processo de seleção e nomeação

    Os Comitês de Assessoramento são compostos por membros do Conselho de Administração e da Diretoria com comprovada experiência nos temas de responsabilidade do grupo de que se trate, além de membros externos independentes capazes de contribuir de forma relevante para o desenvolvimento dos trabalhos do grupo. O Conselho de Administração é eleito anualmente pelos acionistas da Companhia e os membros da Diretoria pelo Conselho de Administração. O processo de eleição dos membros dos Comitês de assessoramento é conduzido pelo Conselho de Administração. [SULA 24/GRI 102-24]

    A Companhia possui Política de Indicação em que constam as principais premissas e critérios a serem observados no processo de indicação dos membros do Conselho de Administração e Comitês de Assessoramento. As diretrizes estabelecidas nessa política ressaltam que o processo de nomeação de candidatos deve visar a diversidade de conhecimento, experiências e perfis, tais como faixa etária, origem étnica e gênero, entre outros, que possam trazer pluralidade nas competências e habilidades para o grupo otimizando assim o processo de tomada de decisão.

    A indicação de membros para o Conselho de Administração e para seus Comitês de Assessoramento deve atender aos requisitos estabelecidos no Estatuto Social, além de seguir determinados critérios, conforme o caso: (i) requisitos mínimos legais, quando existentes, como no caso do Conselho de Administração; (ii) recomendações das melhores práticas de governança corporativas emanadas por institutos de referência como IBGC, COSO II, entre outros, como no caso dos Comitês de Auditoria, Governança, Investimentos e Capital Humano, (iii) requisitos mínimos definidos nos regimentos internos de cada órgão, (iv) alinhamento e comprometimento com os valores e a cultura da Companhia, (v) experiência profissional em temas diversificados de acordo com as suas atribuições, entre outros. Além desses critérios, foram selecionados conselheiros independentes para atuarem nos Comitês de Capital Humano, Auditoria e Gestão de Riscos, Investimentos e de Sustentabilidade, e membros externos no Comitê de Capital Humano, Auditoria e Gestão de Riscos, Investimentos e de Sustentabilidade.

    Para maiores informações, a Política de Indicação e o Estatuto Social da Companhia estão disponíveis na seção de Políticas e Regimentos do site.

    Avaliação do Conselho de Administração

    O Conselho se submete anualmente a um processo de avaliação de sua performance como colegiado e de seus membros individualmente, do presidente e da Secretaria do Conselho. Adicionalmente, os membros independentes do Conselho realizam uma auto-avaliação de sua independência. Tais processos de avaliação fazem parte de um programa de constante aprimoramento das práticas do Conselho de Administração.

    Anualmente, o Conselho faz sua auto-avaliação, com o objetivo de aprimorar o desempenho de suas atividades, da Diretoria, avaliações individuais dos membros de cada um destes órgãos e dos resultados de desempenho da Companhia. [SULA 28/GRI 102-28; SULA 30/GRI 102-31]

    A auto-avaliação é uma rotina para o Conselho desde 2008 e consiste em um formulário objetivo que coleta as impressões dos conselheiros sobre:

    1. a estrutura do Conselho, abrangendo sua composição, prioridades e qualidade e contexto das informações recebidas e discutidas;
    2. transparência nas relações do Conselho, incluindo sua independência em relação tanto aos acionistas quanto à direção da companhia, diálogo com os comitês de assessoramento e conflitos de interesse;
    3. suporte da secretaria corporativa;
    4. auto-avaliação de competências e participação individual e
    5. avaliação do presidente do conselho no exercício de suas funções

    No ano de 2013, o processo de avaliação do Conselho de Administração foi utilizado como case para caderno publicado pelo IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa.

    O resultado do processo de avaliação do Conselho da SulAmérica referente aos últimos 5 anos pode ser verificado no gráfico abaixo:

    Presença nas Reuniões do Conselho de Administração

    Conforme previsto na Política de Indicação de Administradores da Companhia, no âmbito do processo de reeleição do Conselho de Administração deverá ser considerada a assiduidade dos membros nas reuniões durante o mandato anterior, a qual deverá ser igual ou superior a 75%. No exercício de 2021 foi verificada a média de 100% referente ao comparecimento dos conselheiros nas reuniões realizadas.

    Diretoria Executiva

    Os membros da Diretoria atuam como representantes legais da Companhia e são responsáveis pela administração executiva do dia-a-dia dos negócios da SulAmérica e pela implementação de políticas gerais e diretrizes estabelecidas pelo Conselho de Administração.

    A Diretoria Executiva da Sul América S.A. é composta por três membros, eleitos e destituíveis a qualquer tempo pelo Conselho de Administração para um mandato de 1 (um) ano, sendo admitida a reeleição.

    O Conselho de Administração poderá atribuir a um ou mais membros da Diretoria a função de vice-presidente dentre as áreas financeira, de controladoria e corporativa. Além da assinatura dos termos exigidos pelo Regulamento do Nível 2, os diretores eleitos tomam posse em seus cargos mediante termo lavrado e assinado no Livro de Atas de Reunião da Diretoria e permanecerão em seus cargos até a posse e investidura dos novos Diretores eleitos.

    Os membros da Diretoria atuam como representantes legais da Companhia e são responsáveis pela administração executiva dos negócios e pela implementação de políticas gerais e diretrizes estabelecidas pelo Conselho de Administração. Para melhor desempenho de suas atribuições, a Diretoria conta com os seguintes órgãos deliberativos da SulAmérica: (i) Comitê Executivo (COMEX), que aprecia e decide sobre assuntos corporativos e estratégicos; e, (ii) Comitê de Riscos Corporativos, que avalia e aprova políticas de gestão de riscos e estabelece os limites a serem observados nas operações da Companhia, subsidiando a gestão estratégica de riscos.

    Ao Diretor Presidente cabe a coordenação das atividades da Diretoria e a supervisão de todas as atividades da Companhia. Aos demais diretores cabem às atribuições definidas pelo Conselho de Administração e pelo Diretor Presidente.

    Ao Diretor de Relação com Investidores, designado pelo Conselho de Administração, cabe divulgar os atos ou fatos relevantes ocorridos nos negócios da Companhia, bem como incumbir-se do relacionamento da Companhia com todos os participantes do mercado e com as entidades reguladoras e fiscalizadoras.

    Ainda, a Diretoria, quando em reunião conjunta de seus membros, tem plenos poderes para resolver quaisquer assuntos ou negócios de interesse da Companhia, salvo os previstos em lei ou no Estatuto Social como de competência privativa da Assembleia Geral ou do Conselho de Administração.

    Diretores Cargo Data da primeira eleição Término do mandato atual
    Ricardo Bottas Dourado dos Santos Diretor Presidente e de Relações com Investidores 29 de março de 2021 AGO de 2023
    Ricardo Bottas Dourado dos Santos foi nomeado Diretor Presidente da Sul América S.A. e de suas controladas em 2021, acumulando também a posição de Diretor de Relações com Investidores desde março/2022. Anteriormente, foi Diretor Vice-Presidente de Controle e Relações com Investidores da Sul América S.A no período de 2017 a 2021. Ingressou no grupo SulAmérica em 2015 e desde então atuou como Diretor Financeiro das empresas do grupo. De 2011 a 2015 atuou na HRT Petróleo (atual PetroRio), em sua última posição como Diretor Financeiro. Entre 2000 e 2011, ocupou diversas posições no Grupo Neoenergia, sendo que nos últimos 5 anos como Superintendente de Planejamento e Controle. Foi Auditor pela Ernst & Young (EY) de 1997 a 2000. Possui mais de 20 anos de experiência na indústria de energia (elétrica, petróleo e gás) bem como em auditoria, com vasta experiência em finanças e tesouraria, contabilidade e impostos, controladoria, orçamento e planejamento, fusões e aquisições e relações com investidores. Graduado em Administração de Empresas pela UNIFACS – Salvador, com MBA em Finanças Corporativas pelo IBMEC no Rio de Janeiro.
    Reinaldo Amorim Lopes Diretor Vice-Presidente de Finanças, Riscos e Compliance 10 de março de 2022 AGO de 2023
    Reinaldo Amorim Lopes é Diretor Vice-Presidente de Finanças, Riscos e Compliance da Sul América S.A. desde 2022. Possui mais de 25 anos de experiência no mercado segurador e de saúde brasileiro, atuando nas áreas de gerenciamento de risco, financeira, eficiência operacional, atuarial, governança, compliance, estratégia e fusões e aquisições. Ingressou no grupo SulAmérica, pela primeira vez, em 2002, quando atuou como Superintendente Atuarial até 2009. Em 2015, retornou para a SulAmérica, quando atuou como Diretor de Atuária, Riscos, Compliance e fusões e aquisições das empresas do conglomerado, fazendo parte também do seu Comitê Executivo desde 2021. De 2009 a 2015, foi Diretor e sócio da PwC, prestando serviços de consultoria em gestão e auditoria, com foco nos segmentos de seguro, saúde e fundos de pensão. Como atuário, atuou, em 2002, na Seguradora Brasileira de Crédito e Exportação (SBCE) e na Tillinghast, atual Willis Towers Watson, de 1998 a 2002. Graduado em Ciências Atuariais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com MBA Executivo em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ) e formado no  Programa de Desenvolvimento Gerencial pelo IBMEC-RJ.
    Fernanda Ramos Dantas Diretora 14 de outubro de 2022 AGO de 2023
    Fernanda Ramos Dantas é membro da Diretoria da SulAmérica desde 2022. Possui mais de 15 anos de experiência em gestão jurídica, atuando em empresas de grande porte nas áreas de telecomunicações, bancos e seguros. Ingressou no grupo SulAmérica, pela primeira vez, em 2012, quando atuou como Superintendente Jurídico Corporativo e de Negócios até abril de 2016. Em novembro de 2016, retornou para a SulAmérica, quando atuou como Superintendente Jurídico de Seguros Privados de 2016 a 2019 e como Superintendente Jurídico de Saúde e Odonto de 2019 até 2022. De maio de 2016 a outubro de 2016 foi Superintendente Jurídico Trabalhista e de Previdência Privada do Banco Santander. Atuou na Vivo S.A. como Coordenadora Jurídica Trabalhista de novembro de 2010 a julho de 2011 e como Consultora Jurídica de agosto de 2011 a dezembro de 2011. Em 2010 atuou como Consultora Trabalhista Autônoma no escritório Rollo Duarte Advogados. De 2003 a 2008 foi advogada no escritório Ávila, Nogueira e Miguel Neto Advogados, responsável pela área trabalhista e contencioso cível. Iniciou em 2003 como advogada no Palazzi, Maluf e Fróes Coelho Advogados Associados. Em 2002 graduou-se em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É pós-graduada em Direito do Trabalho pela Coordenadoria Geral de Especialização, Aperfeiçoamento e Extensão – COGEAE – PUC-SP.

    Mecanismos de avaliação de desempenho de cada órgão ou comitê

    O mecanismo de avaliação de desempenho da Diretoria e do Conselho de Administração da Companhia é baseado em indicadores de desempenho financeiro e operacional, bem como em índices de satisfação dos principais stakeholders e em objetivos de sustentabilidade.

    Ademais, anualmente, os membros do Conselho de Administração da Companhia participam de um processo de avaliação de seu próprio desempenho e do órgão como colegiado, identificando e propondo ações que contribuam para o aperfeiçoamento da performance do Conselho, contemplando também aspectos relativos ao desempenho e interação dos comitês de assessoramento.

    Os membros da Diretoria da Companhia, anualmente, são avaliados pelo Conselho de Administração ou Comitê de Capital Humano com base em metas estabelecidas em contratos de gestão, alinhados às estratégias da Companhia.

    Conselho Fiscal

    O Conselho Fiscal da Companhia tem caráter não permanente e somente será instalado por solicitação dos acionistas na forma da legislação aplicável, e será composto de 3 (três) a 5 (cinco) membros efetivos e igual número de suplentes, que podem ser acionistas ou não, eleitos pela mesma Assembleia Geral em que for requerido o seu funcionamento. A posse dos Conselheiros Fiscais será condicionada à assinatura do Termo de Anuência dos Membros do Conselho Fiscal aludido no Regulamento do Nível 2, bem como ao atendimento dos requisitos legais aplicáveis. As atribuições do Conselho Fiscal são aquelas estabelecidas pela Lei nº 6.404/76, conforme alterada pela Lei nº 10.303/01.

    Última atualização em 19 outubro, 2022

    Fechar