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[SULA171/GRI 102-46, SULA 172 e SULA 173/GRI 103-1]

O primeiro mapeamento de públicos estratégicos da Companhia foi realizado em 2009 e vem sendo revisado quando necessário. Em 2012, durante o processo de revisão da estratégia de sustentabilidade, realizou-se um processo de discussão interna com a alta liderança, seguido da definição de aspectos prioritários para a SulAmérica junto a representantes dos principais stakeholders externos - corretores, clientes, órgãos reguladores, investidores, acionistas e prestadores de serviços. Com isso, a Companhia conseguiu obter informações mais qualitativas e importantes para sua estratégia de sustentabilidade e instituiu publicamente seus cinco temas estratégicos de sustentabilidade, todos considerados relevantes com seus limites de atuação e impactos dentro e fora da organização, conforme apresentado na Matriz de Materialidade a seguir. Desde então, não houve alterações significativas nesta matriz, sendo validada anualmente pelos executivos.

Matriz de Materialidade

 [SULA12/GRI 102-47, SULA 13/GRI 102-42 e 102-43, SULA 14/GRI 102-44]

Engajamento de Stakeholders              

                                                                                                                                                   [SULA 13/GRI 102-40, 102-42 e 102-43, SULA 14/GRI 102-44]

Em 2014, foi realizado um estudo diagnóstico das práticas de engajamento de stakeholders da Companhia. Utilizando a Norma AA 1000 Stakeholder Engagement Standards (SES), da AccountAbility, a SulAmérica identificou seus principais públicos de interesse, as formas de interação da empresa com esses públicos e seus riscos e oportunidades. Nesse processo a Companhia aprovou a Política de Engajamento de Stakeholders, na qual apresenta a abordagem adotada pela organização para envolver seus públicos e o limite dessas interações. Além disso,  priorizou os stakeholders com os quais desenvolve ações  focadas de engajamento: corretores, colaboradores, prestadores de serviços e clientes. Em 2015, não houve mudança nesse mapa de stakeholders e oficializamos algumas ações que descrevemos mais abaixo.


[SULA 13/GRI G102-40]

Iniciativas para Engajamento de Stakeholders

Atualmente, a Companhia utiliza processos e canais de relacionamento já estabelecidos para entender as expectativas e demandas de seus stakeholders e, sempre que viável e possível, incorpora planos de ação em seu ciclo de planejamento e gestão.

PRA Corretores
O Programa de Reconhecimento ao Corretor da SulAmérica, conhecido como PRA Corretor, é baseado em cinco pilares do programa: Atendimento, Suporte à Estratégia, Infraestrutura, Sustentação e Incentivo. Entre os destaques do programa, que completa seis anos em 2016, está o PRA Super Campeões, principal campanha de vendas da SulAmérica. Em 2016, o PRA Super Campeões contou com rodada de premiações em 3 etapas, e ao final da campanha os corretores com melhor resultado foram contemplados com uma viagem internacional para Roma. A SulAmérica oferece, ainda, programas de incentivo por produto, por meio dos quais os corretores podem, de acordo com desempenho e gestão de carteira, concorrer a comissionamento adicional nos ramos de auto, saúde e odonto, vida, massificados e capitalização. O objetivo é apoiar a atuação multilinha dos corretores, capacitando-os para trabalhar com as diversas soluções de seguros, para diferentes momentos da vida dos nossos clientes.
Corretor Nova Geração
Pensando no futuro, a SulAmérica criou o programa Corretor Nova Geração, um programa de sucessão orientado para a capacitação de filhos de corretores, com o objetivo de despertar interesse para uma visão ampliada do mercado de seguros, incentivando a troca de conhecimentos entre os participantes e profissionais da seguradora. São realizadas duas edições do programa por ano onde convidamos cerca de 40 filhos de corretores por edição, de todas as regiões do país, que vem conhecer de perto a sede da seguradora em São Paulo. Já estamos na 8ª edição do programa. Passaram por esse programa mais de 250 filhos de corretores. Além de possibilitar a oportunidade de ver de perto como funciona uma seguradora, o programa contribui para reforçar a parceria de negócios que já existe através dos pais e passa também a existir através dos filhos de corretores, cultivando o relacionamento de longo prazo, traço característico da relação entre a SulAmérica e os corretores de seguros. Através de palestras sobre produtos, técnicas de vendas, liderança e sucessão, Sustentabilidade, e também dinâmicas e atividades orientadas, a nova geração de corretores apresenta sugestões e críticas que auxiliam na melhoria dos produtos, serviços e processos da Companhia.
Pesquisa de Engajamento de Colaboradores
A SulAmérica possui no seu posicionamento estratégico, um pilar de cultura organizacional. Nesse pilar, são contemplados um conjunto de projetos e ações de desenvolvimento do capital humano que apoia a Companhia para garantir a sustentabilidade do negócio. A consistência dessas ações está refletida na pesquisa de engajamento que em 2016 alcançou um índice de favorabilidade de 76%. Esse resultado nos posiciona entre as empresas com 25% dos melhores índices de engajamento mapeados pelo Hay Group (consultoria especializada no tema).
Programa de Relacionamento de Prestadores  Auto e Massificados

O Programa de Relacionamento com Prestadores, o PRP, foi implantado em 2014 com o objetivo de proporcionar fidelidade, qualidade e equilíbrio financeiro nas relações com os prestadores. Em 2016, realizamos treinamentos e vários encontros regionais para consolidar estes objetivos, inclusive de sustentabilidade.

Programa SulAmérica Saúde Ativa

O Programa SulAmérica Saúde Ativa é um conjunto de iniciativas focadas na gestão integrada da saúde, que atua desde segurados saudáveis até casos mais complexos.

Com ações de promoção à saúde, bem-estar, prevenção de doenças e seus agravos, ele auxilia as empresas a cuidarem do bem mais precioso que possuem: as pessoas.

As iniciativas são implantadas de acordo com as necessidades do segurado e a maturidade da empresa em gestão de saúde e bem-estar. Tudo isso alinhado à expertise do Saúde Ativa – referência no desenvolvimento e implantação de estratégias sustentáveis em saúde"

Última atualização em 2017-03-24T12:10:55

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