Kit do Investidor

Monte o seu kit.Escolha e baixe os arquivos do seu interesse.

[GRI G4- 18, 20 e 21]

O primeiro mapeamento de públicos estratégicos da Companhia foi realizado em 2009 e vem sendo revisado quando necessário. Em 2012, durante o processo de revisão da estratégia de sustentabilidade, realizou-se um processo de discussão interna com a alta liderança, seguido da definição de aspectos prioritários para a SulAmérica junto a representantes dos principais stakeholders externos - corretores, clientes, órgãos reguladores, investidores, acionistas e prestadores de serviços. Com isso, a Companhia conseguiu obter informações mais qualitativas e importantes para sua estratégia de sustentabilidade e instituiu publicamente seus cinco temas estratégicos de sustentabilidade, todos considerados relevantes com seus limites de atuação e impactos dentro e fora da organização, conforme apresentado na Matriz de Materialidade a seguir. Desde então, não houve alterações significativas nesta matriz, sendo validada anualmente pelos executivos.

Matriz de Materialidade

 [GRI G4- 19, 25, 26 e 27]

Engajamento de Stakeholders              

                                                                                                                                                   [GRI G4- 24, 25, 26 e 27]

Em 2014, foi realizado um estudo diagnóstico das práticas de engajamento de stakeholders da Companhia. Utilizando a Norma AA 1000 Stakeholder Engagement Standards (SES), da AccountAbility, a SulAmérica identificou seus principais públicos de interesse, as formas de interação da empresa com esses públicos e seus riscos e oportunidades. Nesse processo a Companhia aprovou a Política de Engajamento de Stakeholders, na qual apresenta a abordagem adotada pela organização para envolver seus públicos e o limite dessas interações. Além disso,  priorizou os stakeholders com os quais desenvolve ações  focadas de engajamento: corretores, colaboradores, prestadores de serviços e clientes. Em 2015, não houve mudança nesse mapa de stakeholders e oficializamos algumas ações que descrevemos mais abaixo.


[GRI G4-24]

Iniciativas para Engajamento de Stakeholders

Atualmente, a Companhia utiliza processos e canais de relacionamento já estabelecidos para entender as expectativas e demandas de seus stakeholders e, sempre que viável e possível, incorpora planos de ação em seu ciclo de planejamento e gestão.

PRA Corretores
O Programa de Reconhecimento ao Corretor da SulAmérica, conhecido como PRA Corretor, é baseado em cinco pilares do programa: Atendimento, Suporte à Estratégia, Infraestrutura, Sustentação e Incentivo. Entre os destaques do programa, que completa seis anos em 2016, está o PRA Super Campeões, principal campanha de vendas da SulAmérica. Em 2015, o PRA Super Campeões contou com rodadas de premiação trimestrais, contemplando corretores com até R$1 milhão em reconhecimentos em mais de 140 eventos realizados nas filiais da SulAmérica em todo o Brasil. Além dos sorteios e brindes, trouxe ainda mais motivação para os corretores a premiação máxima da campanha: uma viagem para Paris, na França, e uma viagem para o Tivoli EcoResort Praia do Forte, na Bahia. A SulAmérica oferece, ainda, programas de incentivo por produto, por meio dos quais os corretores podem, de acordo com desempenho e gestão de carteira, concorrer a comissionamento adicional nos ramos de auto, saúde e odonto, vida, massificados e capitalização. O objetivo é apoiar a atuação multilinha dos corretores, capacitando-os para trabalhar com as diversas soluções de seguros, para diferentes momentos da vida dos nossos clientes.
Corretor Nova Geração
Pensando no futuro, a SulAmérica criou o programa Corretor Nova Geração, um programa de sucessão orientado para a capacitação de filhos de corretores, com o objetivo de despertar interesse para uma visão ampliada do mercado de seguros, incentivando a troca de conhecimentos entre os participantes e profissionais da seguradora. São realizadas duas edições do programa por ano onde convidamos 42 filhos de corretores por edição, de todas as regiões do país, que vem conhecer de perto a sede da seguradora em São Paulo. Já estamos na 6ª edição do programa. Passaram por esse programa mais de 180 filhos de corretores. Além de possibilitar a oportunidade de ver de perto como funciona uma seguradora, o programa contribui para reforçar a parceria de negócios que já existe através dos pais e passa também a existir através dos filhos de corretores, cultivando o relacionamento de longo prazo, traço característico da relação entre a SulAmérica e os corretores de seguros. Através de palestras sobre produtos, técnicas de vendas, liderança e sucessão, Sustentabilidade, e também dinâmicas e atividades orientadas, a nova geração de corretores apresenta sugestões e críticas que auxiliam na melhoria dos produtos, serviços e processos da Companhia.
Pesquisa de Engajamento de Colaboradores
A SulAmérica possui no seu posicionamento estratégico, um pilar de cultura organizacional. Nesse pilar, são contemplados um conjunto de projetos e ações de desenvolvimento do capital humano que apoia a Companhia para garantir a sustentabilidade do negócio. A consistência dessas ações está refletida na pesquisa de engajamento que em 2015 alcançou um índice de favorabilidade de 75%. Esse resultado nos posiciona entre as empresas com 25% dos melhores índices de engajamento mapeados pelo Hay Group (consultoria especializada no tema).
Programa de Relacionamento de Prestadores  Auto e Massificados

Em 2015, a SulAmérica comemorou os resultados positivos obtidos com o Programa de Relacionamento com Prestadores (PRP), que visa aprimorar a relação com parceiros da rede de serviços de sinistros de automóveis e assistência 24h. A pesquisa, realizada no segundo semestre de 2015, para identificar a qualidade dos serviços, processos e relacionamento com a Companhia, mostrou um nível de satisfação de 79% das oficinas e prestadores.

O Programa de Relacionamento com Prestadores, o PRP, foi implantado em 2014 com o objetivo de proporcionar fidelidade, qualidade e equilíbrio financeiro nas relações com os prestadores. Em 2015, realizamos treinamentos e vários encontros regionais para consolidar estes objetivos, inclusive de sustentabilidade.

Programa SulAmérica Saúde Ativa

O Programa SulAmérica Saúde Ativa é um conjunto de iniciativas focadas na gestão integrada da saúde, que atua desde segurados saudáveis até casos mais complexos.

Com ações de promoção à saúde, bem-estar, prevenção de doenças e seus agravos, ele auxilia as empresas a cuidarem do bem mais precioso que possuem: as pessoas.

As iniciativas são implantadas de acordo com as necessidades do segurado e a maturidade da empresa em gestão de saúde e bem-estar. Tudo isso alinhado à expertise do Saúde Ativa – referência no desenvolvimento e implantação de estratégias sustentáveis em saúde"

Última atualização em 2016-03-23T15:47:26

Meu Carrinho de Downloads

Selecione os arquivos de seu interesse no site e gerencie o download.

Arquivos Selecionados

Apagar este documento do carrinho
Baixar documentos Limpar a lista